Apresentação


Os primeiros trabalhos da Oficina do Conto foram produzidos dentro do gênero policial a partir do conto O Detetive de Plantão, de Dashiel Hammett ou do mote "Enquanto meu pai carregava as armas, minha mãe regava o jardim."

A segunda proposta da Oficina foram contos de humor e contos intimistas. No caso do conto de humor, tema livre e para os contos intimistas a opção do mote com o trecho de "A Viagem Vertical", de Enrique Villa-Matas:

"Estou passando por um mal momento, isso é tudo, não se preocupe. Mas é que já nem consigo tomar o café-da-manhã no caminho do escritório. No outro dia, ocorreu-me que não podia contar nada a ninguém. Ao meu lado ouvi uma pessoa dizendo a outra que, se pudesse decidir... E pensei: Se eu pudesse decidir, apagaria tudo. Estou mal, mas suponho que tudo vai melhorar. O pior foi o que me aconteceu ao ver meu rosto no espelho retrovisor de um táxi. Primeiro me recusei a reconhecê-lo, de tão desfigurado que me pareceu. Sem procurar comparações, imediatamente me ocorreram vários animais... Estou mal, o que é que se pode fazer... No outro dia, quando me olhei no espelho pela manhã, pensei que tendo um rosto como esse eu deveria ficar quieto para sempre. Pensei que nem sequer tinha o direito de falar sozinho..."

Por fim, no nosso terceiro encontro, a elaboração de contos fantásticos com tema livre.

Nenhum comentário: